Origem da Foto

A primeira fotografia reconhecida foi feita em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, no entanto o desenvolvimento da fotografia não pode ser atribuído apenas a uma pessoa. Diversas descobertas ao longo do tempo foram somadas para que fosse possível desenvolver a fotografia como é conhecida hoje. Químicos e físicos foram os pioneiros nesta arte, já que os processos de revelação a fixação da fotografia são essencialmente físico-químicos, numa associação de condições ambientais e de iluminação a produtos químicos.


Primeira fotografia, feita por Joseph Nicéphore Niépce, em 1826 na França.

Com o tempo a qualidade foi melhorando e o tempo para tirar também, devido as tecnologias evoluindo hoje é possível capturar uma imagem em menos de 1 segundo com uma qualidade absurdamente melhor. È claro que não foi tão facil assim, demorou anos, desde de 1826 até hoje é claro que evoluiria.

A fotografia abrange várias áreas da vida e do cotidiano humanos, pois é o mecanismo que permite arquivar um momento. A fotografia, logo que surgiu, não era considerada arte, e atualmente ainda existe uma gama de opiniões adversas quanto a isso. Para alguns críticos, a fotografia não pode ser considerada arte por conta da facilidade que existe em produzi-la, em contrapartida, outros críticos acreditam que ela pode ser considerada como arte a partir do momento em que ela é uma interpretação da realidade, e não apenas uma cópia.

A fotografia contribui positivamente em muitas coisas, vários âmbitos profissionais a agregaram como meio de amplificar as possibilidades e produzir estudos detalhados e precisos. A fotografia é utilizada na medicina, no jornalismo – fotojornalismo – e na ciência, para o desenvolvimento de vários estudos.

Hoje queremos algo maior como por exemplo a foto do buraco negro que exige quadrilhares de pixels até mais para encontrar tal fenômeno.


Leave a comment