O primeiro retrato da humanidade foi tirado em 1826, ele foi captado pela câmara de Niépce em tons acinzentados, conhecida como fotografia em preto e branco. Foi somente lá pelo ano de 1861 que a fotografia colorida surgiu com o físico James Clerk Maxwell, no entanto, ficou conhecida somente por meados de 1907.
Atualmente, “tirar fotos” virou algo normal no cotidiano das pessoas, mas, dá para imaginar que antes de 1826 as pessoas nem sabia o que era isso?
No começo de tudo, as fotos eram todas em preto e branco, contudo, a sua resolução não era das melhores, afinal, não haviam equipamentos de ponta e muito menos técnicas para adaptar na captura da imagem.
Ao contrário do que se pensa, a fotografia em preto e branco nunca saiu de moda, ela ainda retrata estabilidade, equilíbrio e de certa forma, elegância.

Como tirar uma fotografia em preto e branco?
Produzir imagens monocromáticas de qualidade não e tão simples como parece, é fundamental se concentrar nas formas, luzes, texturas e contrastes.
As fotos contam histórias, elas podem retratar pensamentos e até mesmo evidenciar um tema em específico. É fundamental eleger um assunto para tirar uma fotografia em preto e branco, desse modo, o seu projeto ficará mais interessante. No entanto, isso não é o suficiente, observe os seguintes pontos:
– Textura – O preto e branco combina com coisas mais intensas como a natureza e rusticidade. Quando se fala de pessoas, a maturidade, ou frescor da delicadeza também são bem representados.
– Formas – Simetrias e estilos diferenciados caem bem em fotos preto e branco, sobretudo, beldades da natureza, ondas do mar, flores, montanhas.
– Linhas – Muito usado na arquitetura para fotografar prédios, ruas, calçadas. Nessas imagens o que menos importa são as cores, mas sim a sua intensidade. Procure uma cena em linha reta, mesmo que elas sejam paralelas ou diagonais, o objetivo é que a imagem não fique sem graça.
– Padrões – Os repetitivos são apropriados para um retrato em preto e branco;
Luan Vieira