Quando se adentra o mundo da fotografia, é comum acharmos um estilo fotográfico para seguir; algumas pessoas gostam de tirar selfie, algumas de fotografar a natureza, algumas de fotografar comidas. Porém, o que permite uma foto ser bonita ou feia? Existe alguém que pode julgar isso ?
A resposta pra tal questão é simples, porém requer atenção: Não existem fotos feias ou bonitas, existem regras fotográficas que tornam seu “clique” mais técnico, como por exemplo a regra dos terços ou a razão de Fibonacci.
Mas, quem julga isso ?
Isto é um paradoxo do mundo da fotografia, afinal, todos podemos julgar se gostamos ou não de uma foto, mas é impossível dizer se ela é bonita ou feia. Como dito antes, podemos aplicar diversas regras para tornar nossa fotografia mais agradável aos nossos olhos e mostrar nosso olhar no momento em que tiramos a foto. Mas fotografia é arte, e arte é livre! Para fotógrafos profissionais, tais regras podem ser tão importante quanto o que está sendo fotografado, porém a criatividade sempre será o maior âmbito que um fotógrafo pode ter.
Vamos fazer um teste. Com base no que você acabou de ler, comente: Quais destas fotos é bonita ou feia?

O que você acha?
Caso tenha comentado que está é uma fotografia bonita, você está errado. Mas, caso tenha achado que é uma foto feia…você também está errado. Para um fotógrafo profissional, a utilização de Fibonacci na foto pode significar a realização de um grande trabalho e um prazer inestimável aos olhos, mas se um fotógrafo amador tivesse tirado está foto, poderia significar somente uma escada sendo representada de forma espiral. No entanto, as duas formações seriam criativas, e são belas e desarmoniosas ao mesmo tempo. Fotografia não feita para ser bonita ou ser feia, foi feita para ser livre e mostrar os diferentes olhares que um único momento no tempo pode ter.
feio sou eu
LikeLike